10 atitudes para reduzir os efeitos da hipertensão

10 atitudes para reduzir os efeitos da hipertensão


Conheça agora as 10 atitudes para reduzir os efeitos da hipertensão!

 

1. Pratique exercícios físicos

Diga não ao sedentarismo e pratique exercícios físicos regularmente. E sabe porque isso reduz os efeitos da hipertensão?

Após os exercícios, seus vasos sanguíneos sofrem dilatação e relaxamento. Assim, quando se pratica todos os dias ocorre a manutenção da vasodilatação, com redução da pressão arterial.

 

2. Reduza o consumo de sal

A dose diária para uma pessoal saudável é de 5g por dia. O brasileiro consome o dobro disso!

Se reduzir o consumo de sal reduzirá também os efeitos da hipertensão. Então a partir de hoje opte por tempeiro naturais como o orégano, o alho e a mostarda em pó.


3. Controle o colesterol

10 atitudes para reduzir os efeitos da hipertensão
O colesterol ruim, o HDL, é vilão para os hipertensos. Não vale apenas somente aferir a pressão arterial se o seu colesterol estiver pelas alturas.

Controle o colesterol. Então a primeira coisa a fazer nesse sentido é um exame para saber a que altura anda o seu colesterol.

 

4. Controle seu peso

Cerca de 70% dos homens e 61% das mulheres que são hipertensos, também são obesos. Essa associação não é boa, não!

A questão é a seguinte: você aumenta de peso, então haverá aumento da insulina plasmática. Nisso, seus rins passarão a absorver mais sódio, e a atividade vascular e o volume de sangue também aumentarão.

Muito mais sangue circulando em seus vasos sanguíneos, que já estão apertados, aí já viu, né? É pressão alta na hora! Por isso, controle seu peso.


5. Pare de fumar

O fumo é capaz de te levar ao infarto, tamanha pressão que haverá em seus vasos sanguíneos. Pare de fumar agora mesmo pois a constrição dos vasos sanguíneos só tende a piorar com o fumo.

6. Pare de beber

É isso mesmo: você é hipertenso ou não quer se tornar um hipertenso, pois pare de beber. O álcool excessivo eleva a pressão arterial.

Com a pressão nas alturas sua chance de ter um infarto ou AVC é enorme!


7. Coma alimentos naturais

Nada de embutidos e enlatados! Nada de produtos criados em laboratórios e indústrias, pois eles têm altas dosagens de sódio e gorduras.

Para reduzir os efeitos da hipertensão, prefira alimentos naturais e saudáveis.


8. Não se estresse

O stress junto com a ansiedade elevam a pressão arterial, isso porque induzem a liberação de hormônios que implicam no aumento dos batimentos do coração e na constrição dos vasos sanguíneos.

Faça exercícios de meditação, relaxamento, alongamento, respiração para afugentar o stress.


9. Faça o tratamento

Busque auxílio médico e tome a medicação receitada pelo profissional. Nunca pense em parar de tomar o medicamento!

Saiba que a maior parte dos AVC e infartos são ocasionados pela parada da medicação.


10. Conheça seu corpo

Reduza os efeitos da hipertensão conhecendo o seu corpo. Tente perceber os sintomas da hipertensão.

Se sentir constantemente formigamentos, dor de cabeça próxima à nuca, visão turva, tontura, cansaço, procure o médico pois pode ser os sintomas da hipertensão.
Partilhar no Google Plus

Sobre Ciência de Arte

Se você procura arte, ciência, música, humor, dicas, economia, finanças e muito mais, você está no lugar certo! Divirta-se e atualize-se com Ciência de Arte.