Será que o terremoto no Nepal alterou a altura do Monte Everest?

Será que o terremoto no Nepal alterou a altura do Monte Everest?


O terremoto no Nepal foi considerado o mais destruidor e mortal que já aconteceu naquela região nos últimos 80 anos. Mais de 6 mil pessoas morreram e outras milhares ficaram feridas, além de perdas materiais e históricas incalculáveis.

O terremoto no Nepal de 7,9 graus na escala Richter, moveu Katmandú, a capital do país, cerca de três metros a mais para o Sul! Apesar de já estar comprovado esta informação, ressalta-se que a movimentação da terra foi no sentido horizontal. Mas, verticalmente, houve alguma alteração?

O Monte Everest possui 8.848 metros e é considerado o mais alto ponto da Terra. É, portanto, cobiçado por muitos alpinistas. Na verdade, é sonho de muita gente!
Será que o terremoto no Nepal alterou a altura do Monte Everest?
Foto reprodução vídeo youtube

Devido à dimensão destruidora e transformadora do terremoto no Nepal, estudioso estão investigando as possíveis interferências do terremoto no Monte Everest. A pesquisa é para responder á pergunta inicial: Será que o terremoto no Nepal alterou a altura do Monte Everest?

Alguns cientistas, como os da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, já se antecederam e afirmaram que o Monte Everest continua com a mesma altura. Segundo Sandy Steacy da Universidade de Adelaide, na Austrália, o Monte Everest não está sobre a falha de Indus-Yarlung, devido a isso não houve, portanto, alteração significativa. Se houve, foi apenas de alguns milímetros.

No entanto, a pergunta se o terremoto no Nepal alterou a altura do Monte Everest, ainda não está totalmente respondida. Cientistas estão trabalhando com imagens de satélites fazendo comparações com o antes e o depois do terremoto. 

Se ficar claro que as alterações do terremoto no Nepal na região de Katmandú e da Cordilheira do Himaláia, onde está o Monte Everest - o pico mais alto do mundo - são consideráveis, os mapas de alta precisão terão que ser refeitos.

Leia:
5 coisas assustadoras que poderão acontecer até 2050
Conheça as 27 regras para execução por um pelotão de fuzilamento na Indonésia
Partilhar no Google Plus

Sobre Ciência de Arte

Se você procura arte, ciência, música, humor, dicas, economia, finanças e muito mais, você está no lugar certo! Divirta-se e atualize-se com Ciência de Arte.