Viagem a Darjeeling - um filme para inspirar mochileiros

 Viagem a Darjeeling - um filme para inspirar mochileiros


Confesso que ao iniciar a visualização do filme Viagem a Darjeeling imaginei que seria algum tributo aos The Beatles... Só que em colorido! Sério mesmo: os personagens têm estilo semelhante, diga-se de passagem. Talvez este seja a primeira tentativa de humor, visto que tal longa tem o intuito de divertir com risos.

De fato, há cenas engraçadas em que três marmanjos, todos irmãos, se encontram para uma missão espiritual na Índia. Vale ressaltar que tais irmão estavam há algum tempo sem se ver - mas isso só se percebe no decorrer da história - e essa ausência abalou a confiança mútua entre em os três.

O filme Viagem a Darjeeling não possui uma bela e emocionante história daquele tipo de sentar no cinema e assistir comendo pipoca, embora haja muitas tentativas atrair o telespectador. Mas na realidade, a história mais parece um amontoado de ideias descompromissadas, onde o todo parece estar  separado das partes. É necessário assistir cada cena como única, como se não tivessse havido a anterior e nem haja a posterior.


Veja também também
Forrest Gump - o contador de histórias

No entanto, hei de ressaltar que em Viagem a Darjeeling há muito o que aprender sobre a Índia através da fotografia do longa. São, sem dúvida, magníficas as tomadas de cenas onde a paisagem indiana prevalece. Os desertos, as cidades, as pessoas, enfim, o natural e o geográfico são fatores fortes e que justificam conhecer o filme.

Viagem a Darjeeling - um filme para inspirar mochileiros
Foto: Reprodução Viagem a Darjeeling
Um filme que também muito se aprende sobre a cultura de um país, neste caso a Mongólia, é Camelos também choram

Através deste olhar, devo dizer que Viagem a Darjeeling é um filme que, embora não se perceba emoção, mas é possível se obter inspiração. Que assistam os mochileiros de plantão: você certamente se atrairá pela Índia e não perderá a oportunidade de um dia conhecê-la.

Em Viagem a Darjeeling há diversos temas abordados, tais quais: a morte, o perdão, a traição, a falta de confiança, a religião, as crenças e superstições entre outras.

Mas, em todo esse amontoado de cenas o que se sobressai como lição de vida é aceitar as coisas e as pessoas como elas são e pensam e nunca desistir de prosseguir, de perseguir aquilo que se deseja e enfrentar os medos e aquilo que nos inquieta.

Frases como "nunca vou esquecer o cheiro desse país" e cenas do tipo em que os personagens se veem conformados e aceitando e até vivenciando a cultura do outro são provas da aplicabilidade

Título original:The Darjeeling Limited

Diretor: Wes Anderson

Elenco: Jason Schwartzman, Adrien Brody, Owen Wilson, Amara Karan e outros

Lançamento: 2007

Origem: Estados Unidos


Conheça também o filme Nunca Sem Minha Filha, que trata do tema viagem, mas imagine uma viagem dramática!
Partilhar no Google Plus

Sobre Ciência de Arte

Se você procura arte, ciência, música, humor, dicas, economia, finanças e muito mais, você está no lugar certo! Divirta-se e atualize-se com Ciência de Arte.