A última Missão Marte encontrou materiais terráqueos no Planeta Marte

A última Missão Marte encontrou materiais terráqueos no Planeta


Muitos países tais como Estados Unidos, Canadá, China e tantos europeus incluem em sua pasta pelo menos uma Missão Marte, seja ela tripulada ou não.

Passam anos programando e criando. Gastam turbilhões de dinheiro. Tudo, em prol do desenvolvimento científico: descobrir se um dia houve vida em Marte.

A última Missão Marte que se tem notícia até agora, trata-se do envio de Uma Sonda, a Curiosity. Nesta Missão Marte, como também em outras anteriores, descobriu-se materiais terráqueos, ou seja, materiais produzidos na Planeta e que estão lá em Marte.

Esses materiais são nada mais, nada menos, que resquícios de uma ou outra Missão Marte: são, na verdade, restos de Sondas Espaciais que os países já enviaram ao Planeta Marte.

A última Missão Marte encontrou materiais terráqueos no Planeta
Foto: Reprodução Curiosity - Nasa
Pensa-se muito em como enviar uma Sonda a um Planeta, e gasta-se muito com isso. Mas, não se pensa em como trazer de volta tais Sondas! E, uma vez finalizada a Missão Marte, quer por qualquer motivo, as Sondas espaciais simplesmente são deixadas em solo marciano, não havendo a preocupação de trazê-las de volta à Terra.

O levantamento que realizamos dar conta de cerca de 9 Sondas largadas no solo marciano e que um dia constituiu, ou constitui, uma tão sonhada, demorada e cara Missão Marte.

vale informar que hoje duas sondas ainda estão em funcionamento cumprindo sua Missão Marte. E outras, além destas 9 sondas, já foram lançadas ao Planeta Marte.

A saber algumas destas sondas:

1. Mars, enviada em 1971. Sua Missão Marte foi curta;

2. Viking 1, está em Marte desde o longínquo ano de 1976;

3. Viking 2, também lançada para Marte em 1976;

4. Pathfinder Bojourner, sua Missão Marte começou em 1997;

5. Beagle, pouco comentada. Foi enviada para Marte em 2003;

6. Opportunity, enviada a Marte em 2004. Sua Missão Marte ainda está em funcionamento;

7. Spirit, também enviada para Marte em 2004;  

8. Phoenix, sua Missão Marte começou em 2008;

9. Curiosity, enviada em 2012, sua Missão Marte está em pleno funcionamento.


Os finalistas do Programa Mars-One, sem dúvida, terão uma impressão diferente de Marte ao passear pelos ermos marcianos e encontrar vestígios terráqueos no Planeta Marte. Logo, quem sabe, morar em Marte não será algo tão diferente assim!


Leia também:

Pessoas engordam se mudar de planeta?

GJ 504B - O Planeta Rosa

Partilhar no Google Plus

Sobre Ciência de Arte

Se você procura arte, ciência, música, humor, dicas, economia, finanças e muito mais, você está no lugar certo! Divirta-se e atualize-se com Ciência de Arte.