Como se comportar em uma entrevista de emprego? Regrinhas importantes!

Como se comportar em uma entrevista de emprego?


Entregou o currículo. A empresa telefonou e marcou uma entrevista, e agora, como se comportar em uma entrevista de emprego?


Veja também o que é muito cobrado em curriculos e entrevistas: cursos de idiomas

Como se comportar em uma entrevista de emprego
Como se comportar em uma entrevista de emprego? Regrinhas Importantes
Ficar sentado e sentir o frio correr pela barriga, sem dúvida, não é a ação mais indicada para este momento. É necessário agir de forma inteligente. Vamos explicar.

Para facilitar o entendimento, dividimos esta explicação em dois momentos: o da preparação pré-entrevista e o da entrevista em si.


Como se comportar em uma entrevista de emprego: Preparação pré-entrevista


Como preparativos pré-entrevista, temos alguns exercícios que o ajudarão a entender como se comportar em uma entrevista de emprego.

1º Exercício:
Pesquise sobre a empresa e descubra detalhes que certamente farão toda a diferença. Deve ser detalhes tais como: a missão da empresa, os planos de investimento, bem como o comportamento que esta requer de seus funcionários.

2º Exercício:
Preparado intelectualmente, é hora de relaxar. Procure adaptar-se psicologicamente a esta situação.
Imagine-se no momento da entrevista:
- formule perguntas e respostas baseadas nas informações iniciais que você colheu e converse consigo como se estivesse conversando com o entrevistador;
- seja perspicaz nas perguntas e nas respostas.


Veja também: Como fazer uma redação?


Neste passo vá relaxando, intercalando momentos de entrevista com de relaxamento onde seja possível fazer exercícios de respiração, inspirando e expirando com tempo de dez segundos para cada movimento respiratório.

Estes exercícios são considerados essenciais como preparos intelectual e psicológico que, sem dúvida, ajudarão você a responder a pergunta inicial de como se comportar em uma entrevista de emprego

Mas, e a entrevista em si, como se apresentar? Existe regras ou comportamentos adequados para seguir durante uma entrevista?

- Sim, existe! Mas nada de desespero! São, na verdade, regras bem práticas e de fácil assimilação e, portanto, simples de serem seguidas. Vamos a elas:


Como se comportar em uma entrevista de emprego: a entrevista em si


1ª. Chegue ao local da entrevista com o mínimo de uma hora de antecedência


Muitas pessoas acreditam que chegar com antecedência pode despertar a ansiedade, mas saiba que este não é o fator que a desperta. Na verdade, pensar na possibilidade de ansiedade já é o fator motivante para que ela surja. Chegar com antecedência a uma entrevista é, na verdade, já cumprir com um dos comportamentos que as empresas requerem de seus funcionários. Além disso, é uma oportunidade de por em prática novamente todos os preparativos intelectuais e psicológicos do momento pré-entrevista.

2ª. Alimente-se com alimentos nutritivos, mas leves


Nada de comer turbilhões de pães, bolachas e outras massas, mesmo que integrais. Não exagere no leite, nem em outros laticínios, como os iogurtes. Alimente-se de forma balanceada tanto na quantidade quanto na qualidade. Um pouco de iogurte natural e uma boa xícara de café com leite acompanhada de um pão com margarina já é considerado muito bom para este momento.

3ª Vista-se apropriadamente


Como é vestir-se apropriadamente para uma entrevista? È nada mais, nada menos que evitar exageros nas cores e nos decotes. É, ainda, utilizar dos conhecimentos adquiridos na pesquisa sobre a empresa no momento pré-entrevista, e vestir-se segundo o padrão daquela. Por exemplo, se é uma empresa que pretende contratar executivos, um paletó ou mesmo uma camisa de manga longa com gravata é o ideal.

4ª Durante a entrevista seja comportado


Este é quesito aparentemente mais próximo de sua pergunta incial: como se comportar em uma entrevista e emprego?
Ser comportado durante uma entrevista é sentar-se adequadamente e não estirar as pernas para a frente ou ficar girando na cadeira de rodízios. É, ainda, falar de forma moderadamente: nem tão alto, nem tão baixo e responder somente quando lhe for indagado. Nada de ficar tagarelando pois assim há grande possibilidade de se perder na linha de pensamento e esquecer o objeto da pergunta. Mas vale lembrar que uma boa entrevista há sempre um diálogo, e não um monólogo, com isso não esqueça que o entrevistador e o entrevistado são os responsáveis por uma agradável conversa.

Seguindo estas quatro regrinhas e sem deixar de se preparar no momento pré-entrevista, sem dúvida, você terá atingido todas as metas de como se comportar em uma entrevista de emprego, e esta será decisiva para a sua contratação!
Partilhar no Google Plus

Sobre Ciência de Arte

Se você procura arte, ciência, música, humor, dicas, economia, finanças e muito mais, você está no lugar certo! Divirta-se e atualize-se com Ciência de Arte.