Como fazer uma redação? Veja algumas dicas simples e práticas

Dicas básicas de como fazer uma redação!


Como fazer uma redação? Dicas básicas!
Como fazer uma redação
Há muito tempo se vê temores sobre a tão famosa redação. Assim, sempre que se aproxima de exames do tipo Enem, um corre-corre e um certo desespero toma conta de muitos. Mas, o que tenho a dizer para vocês é que tenham calma, é necessário muita calma nessa hora!!! rsrsrrs

Pois bem, hoje vou mostrar como fazer uma redação a partir de dicas simples e práticas para você saber que a redação não é o bicho papão que falam por aí. Mas, olhe: pretendo com este post atingir aquelas pessoas que desejam fazer redações mais simples ou que, de forma corriqueira, sempre estão fazendo redações, quer no trabalho, na escola ou mesmo em casa.



Essas dicas certamente ajudarão você até mesmo a fazer um curriculum vitae de impacto.

Então vamos às dicas? Vamos lá...

1º Uma redação deve responder a uma pergunta inicial;
2º Deve-se responder a esta pergunta com um ou mais argumentos;
3º É aconselhável reforçar os argumentos com algum exemplo.

Com esta três dicas iniciais, você poderá iniciar a redação propriamente. Para isso, atente para o fato de que uma redação possui três partes bem definidas:

Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

 

1º Introdução

- Um parágrafo pode ser o suficiente;
- Introduza a questão que motiva a redação, ou seja, escreva a "pergunta inicial";
- Apresente de forma resumida dois a três argumentos que podem responder à "pergunta inicial";
- Imagine que você está escrevendo para um público, logo, prenda este público, ou seja, o leitor com aquela sensação de curiosidade, para que o mesmo prossiga com a leitura da sua redação.

2º Desenvolvimento

- A quantidade de parágrafos depende da quantidade de argumentos levantados: se você escolheu dois argumentos para responder à pergunta de início, logo, no Desenvolvimento deverá haver dois parágrafos, e assim por diante. Em outras palavras, sua redação deverá ter um parágrafo para cada argumento;
- Um parágrafo para cada argumento pode parecer muito, mas não é! A partir de cada argumento que você levantou, discorra sobre ele procurando sempre convencer o leitor de que você tem razão, de que seu argumento tem fundamento.

3º Conclusão

- Um parágrafo é o suficiente;
- Não utilize palavras e/ou frases do tipo: concluindo, finalizando, por fim e outras que expressam por si só a ideia de conclusão. Deixe que seus leitores concluam simplesmente lendo a conclusão.


E mais uma dica geral para que você tenha definitivamente resolvido o problema de como fazer uma redação:

 - As três partes que formam uma redação (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) devem está encadeadas. Isso significa que elas devem ser continuação uma da outra. Basta imaginar uma linha onde você deverá segui-la passo a passo sem desviar-se e sem avançar ou voltar; é passo a passo, um após o outro; é seguidamente! Pronto! Você nunca mais esquecerá disso!

O fato de chamá-los atenção para esse detalhe é porque ao desviar-se da ideia linear, você estará, na prática, desviando-se do tema proposto ou escrevendo algo inoportunamente - esses detalhes são passíveis de reprovação. Mas, a partir desta leitura, você certamente estará muito bem avisado e, portanto, preparado!

Mas e aí, percebeu que não há nada de bicho papão quando o assunto é como fazer uma redação? Então vai lá: lápis e papel na mão e inicie a sua primeira (de muitas...) redação atentando bem para cada informação contida neste post. Faça a sua redação seguindo os passos que aqui citei. Não salte nenhum e o sucesso certamente será visível e palpável!

Qualquer dúvida ou anseios, poste ali embaixo, no espaço reservado para comentários.
Partilhar no Google Plus

Sobre Ciência de Arte

Se você procura arte, ciência, música, humor, dicas, economia, finanças e muito mais, você está no lugar certo! Divirta-se e atualize-se com Ciência de Arte.