As 10 modinhas que tomaram conta do Brasil em 2014

É muito comum nos países algo ser criado e cair na graça das pessoas: basta uma frase ou uma palavra, ou ainda um desenho, um produto, ou um gesto, ou qualquer coisa.

Quando posto em prática aquilo vira moda. Claro que nem todos apreciam tais modinhas, mas a realidade é que muitos curtem!

O Brasil é um país bem singular, ama as novidades e faz de tudo para perpetuar qualquer coisa que julgue ser interessante. Assim, é com prazer que trago para você uma lista das 10 modinhas que tomaram conta do Brasil no ano de 2014.

Leia, identifique e se divirta. Ah, e veja se você já aderiu a algumas destas modinhas.
Algumas das modinhas que se alastraram pelo Brasil
1 - Borrachinhas coloridas para a aparelho ortodôntico

Muitas pessoas estão deixando de ir ao ortodontista e fazendo por si a troca das borrachinhas em seus aparelhos ortodônticos.
A distinção está no fato de que estão usando umas ligas de borrachas coloridas.
Muitos apreciam; já outros criticam: há quem diga que se parece mais com uma cerca elétrica! Em outros casos, ortodontistas já advertiram que as ligas podem causar perdas irreversíveis para os dentes e gengiva.

2 - Fazer selfie

A palavra selfie é inglesa e significa, em português, a foto tirada pela própria pessoa que manuseia a máquina ou o smartphone.
Selfie é um termo e uma prática que se alastrou pelo mundo, tornando-se verdadeira modinha.
Não é raro encontrar as mais variadas selfies espalhadas pela net, afinal, selfie serve pra isso mesmo: tirar aquela autofoto onde o fundo retrata o local onde a pessoa estar e então compartilhar tal foto através do facebook, twitter, whatssapp, instagran e o que mais for possível.
Claro que milhares de pessoas colocaram sua imaginação em curso para tirar aquela selfie que mais provoque curiosidade. Assim, selfies com caretas, beijinhos, dentro de igrejas e até em funerais estão se espalhaando pelo mundo todo.
Há também os que extrapolam os limites e tiram selfies em locais ou em situações de grande perigo. Que Deus os guardem!

3- Gol da Alemanha

Esta modinha faz alusão a um episódio de desespero, comoção, raiva, desengano e decepção pelos quais os brasileiros passaram na parte da noite do dia 8 de julho de 2014, quando a então seleção brasileira, em plena Copa do Mundo e em busca de seu Hexacampeonato, entregou para a seleção alemã toda a sorte de vencedor!
Foi nada mais, nada menos que 7x1 o placar (isso, para a Alemanha, tá?). É isso mesmo: o Brasil tomou uma taca de 7x1 pela Alemanha!
Imediatamente ao término do jogo, vídeos e áudios humorísticos onde o sarcasmo predominava, fazendo referência aos gols da Alemanha que de forma quase incessante e em questões de poucos minutos uns após os outros, eram feitos contra o Brasil.
Até games foram criados com o intuito de simular o "Gol da Alemanha".
A modinha pegou: brincadeiras diversas se alastraram pelo Brasil e mundo afora. Quem fala "Gol da Alemanha" é bem compreendido por todos, afinal, não só o "Gol da Alemanha", mas sim, todos os gols da Alemanha foram difíceis de engolir!

4 - Desafio do Gelo 


A modinha do Desafio do Gelo também surgiu a partir de julho de 2014, lá nos Estados Unidos.
No dia 29 de julho uma instituição que trabalha em prol do combate a uma doença gravíssima e que ainda não tem cura - a esclerose lateral amiotrófica (ELA) - lançou o The Ice Bucket Challenge, o famoso desafio do Gelo.
A modinha se alastrou também no Brasil, e a onda começou com gente famosa derramando água gelada sobre a cabeça.
O desafio consiste numa pessoa jogar um balde de água gelada sobre sua própria cabeça e depois desafiar, no mínimo, três pessoas a fazer a mesma coisa. Quem não fizer, deve doar à instituição ALS Association cerca de 100 dólares para que esta continue com seus trabalhos em busca da cura da ELA.

5 - Pulseiras de elástico colorida Triple

Outra modinha semelhante à da borrachinha colorida nos dentes, só que desta vez usa-se as borrachinhas para fazer pulseiras que, na verdade, podem ser colocadas em qualquer lugar: no próprio pulso (braço), na perna e no pescoço.
Trata-se de pequenas ligas de borrachas coloridas que unidas e entrelaçadas formam uma pulseira.
Para este caso, médicos também advertiram que o material usado para confecção destas ligas podem conter elementos tóxicos.

6 - Programa Retrica


Retrica é uma aplicação (programa) para iOS e Android. Começou apenas com o iOS, mas devido à grande utilização foi criada a versão para Android.
O programa trabalha semelhante ao Instagram e consiste na captura de imagens. É ótimo para fazer selfies e adicionar filtros diversos.
Os filtros podem ser aplicados antes e/ou depois de tirar a selfie.
Assim, em conjunto com as selfies, o Retrica se tornou modinha pois permite em tempo real e sem muitos problemas tirar sua própria foto e imediatamante postá-la em qualquer serviço social da internet.

7 - Porquinha peppa


Trata-se de um desenho animado criado em 2004, mas que somente em 2013 começou a ser exibido no Brasil pelo canal pago Discovery Kids.
A série é composta por desenhos de cinco minutos cada e é especialmente voltada para crianças.
A Peppa é uma porquinha cor-de-rosa. Os desenhos falam da aventura desta porquinha juntamente à sua família, composta por seu irmão George e seus pais Papai Pig e Mamãe Pig.

8 - Romance A Culpa é das Estrelas


É um livro do tipo romance, escrito por John Green. Fala de uma jovem de 16 anos de idade que padece de câncer. A jovem encontra um rapaz, que também sofre com o câncer, e ambos iniciam um romance.
Em 2014, o livro foi transformado em filme, atingindo mais de 6 milhões de ingressos no Brasil.
Assim, em 2014 virou moda ler e assistir o romance A Culpa é das Estrelas.

9 - Forninho caiu


Trata de um vídeo postado na internet onde duas crianças aparecem: uma dança funk e a outra filma! Lá pelo meio da dança, ou melhor, ainda no início, a dançarina inventa de se segurar no suporte do microondas (muitos conhecem como forninho) e o destroço é feito.
A que filma, ao ver o forninho a cair, exclama: "Eita Geovaaannaaa!" E depois corre rumo à sua mãe e avisa: "Mãe, o forninho caiu!"
Por esse motivo a modinha é conhecida por ambas as frases: "Eita Geovanna!" e "Mãe, o forninho caiu!"

10 - Programa Secret


Tal qual o Retrica, este também é um aplicativo (programa) para iOS e Android.
Em maio de 2014 o programa Secret foi lançado no Brasil e caiu na mira dos brasileiros. Mira no sentido de que muitas pessoas estão utilizando, e mira também pelo fato de que a justiça brasileira já está a proibir seu uso no Brasil.
O Secret permite que você poste de forma anônima foto ou texto. Estes arquivos serão vistos pelos seus amigos e também por desconhecidos mas, teoricamente, eles não saberão que foi você que postou.
A justiça brasileira não apoia o uso do programa visto que o anonimato é proibido pela Constituição brasileira, e esta informação foi reforçada no Marco Civil da Internet.


Mas, e aí? Reconheceu algumas destas modinhas? Chegou a aderir algumas delas ou está aderindo?
Partilhar no Google Plus

Sobre Ciência de Arte

Se você procura arte, ciência, música, humor, dicas, economia, finanças e muito mais, você está no lugar certo! Divirta-se e atualize-se com Ciência de Arte.