Poder além da vida - Baseado na história de Dan Millman

O Poder Além da Vida é um filme baseado em uma história real vivida por Dan Millman. Justo por ser real, diversas cenas tornam-se difíceis de ser compreendidas e aceitas. Isso porque parece haver mágicas em tais.

Embora ao final do filme Scott Mechlowicz (Dan Millman, o personagem real da história), diga que não há mágica na vida, na dele parece ter havido, ou o diretor Victor Salva colocou propositalmente magia nas cenas para "dar mais vida".

Captura de tela filme poder além da vidaAlém disso, logo no início e até mais da metade do longa, se trava diálogos e mais diálogos sem muita ação. Estas cenas 'dialógicas' nos dão a impressão de estarmos assistindo um desenho animado onde o herói se torna tutor ou mestre para um aprendiz. Aqui, a relação de mestre-aprendiz é um tanto infantil; os diálogos são básicos, bem como as reações dos protagonistas.

Sem dúvida há muita magia e infantilidade em boa parte do longa. A linhagem muda um pouco quando o ego, o interior de Dan Millman (Scott Mechlowicz, no filme), sai de cena e a realidade parece começar aflorar. Aqui, fica tudo mais fácil de ser compreendido e aceito.

Mas veja bem: o longa, que relata uma história verídica, não poderia ser diferente daquilo que acontecera na realidade. O problema surgiu quando o diretor se viu com a missão de transmitir o real - que se passou boa parte dentro de Dan Millman - através de imagens.

Assim, para representar os acontecimentos internos de Dan Millman, foi criado um segundo personagem. Ao pensar dessa forma, conseguimos também compreender e aceitar a magia e a infantilidade descrita em certa parte do filme.

Apesar de críticas, elogios também são dignos de citação. Afinal, a história é original e motivadora. Superação talvez seja a palavra que mais se aproxima para descrever a história.

Senão, vejamos: um jovem em seu auge momento de anseios e realização, sofre interiormente, o que muito o prejudica emocional e pessoalmente. Apesar das alegrias aparentes, a sua vida parece não estar no caminho certo da vitória. E aqui falo da vitória pessoal e profissional.

O jovem retratado no filme é um ginasta que muito deseja - e esse desejo perdura desde a infância como o próprio afirma ser a ginástica a única coisa que sabia fazer e que poderia amar - seguir uma vida de atleta de sucesso e, para isso, precisaria participar das Olimpíadas.

No entanto, a farra com festas, bebidas, garotas e outros "troféus", parece o tirar do caminho do sucesso; cegá-lo para não encontrar a luz que o possa guiar. E é num destes momentos cegos que o jovem Dan Millman sofre um sério acidente motociclístico que deixa uma de suas pernas aos pedaços, sendo necessário colocar uma barra de metal para sustentá-la.

Assim, superar este momento e continuar a perseguir o seu principal desejo é o que se necessitará agora. É aqui onde o longa dar sinais de afloramento da realidade e os diálogos infantilizados entre mestre-aprendiz entram na puberdade e se 'adultificam'. 

O longa merece o título que lhe foi dado aqui no Brasil. Afinal, buscar superação em si, naquele momento Dan Millman não conseguiria. Teria realmente que partir para além da vida, para o Ser maior que o criou. Embora o longa não cite Deus, mas acreditamos que Dan Millman na realidade O buscou para superar os problemas até ali enfrentados.

O Poder além da Vida nos dá várias lições: amar o que fazemos e nunca desistir daquilo que amamos, que desejamos. Devemos ter em mente que a qualquer momento muitas coisas estão acontecendo, e poderemos fazer parte dos acontecimentos ou mesmo fazê-los acontecer. A oportunidade pode estar em nós mesmos.

Após assistir a um filme baseado em uma história real acredito ser interessante saber um pouco mais sobre a pessoa ou o motivo que inspirou a criação do filme, bem como outras informações relativas e interessantes. Assim, separei para você alguns links para complementar as informações lidas aqui e assistidas no longa:

Página na Wikipédia, em português, que fala sobre Dan Millman 
Livros escritos por Dan Millman


Título original: Peaceful Warrior
Diretor: Victor Salva
Elenco: Scott Mechlowicz, Amy Smart, Nick Nolte
lançamento: 2006
Origem: Estados Unidos
Partilhar no Google Plus

Sobre Ciência de Arte

Se você procura arte, ciência, música, humor, dicas, economia, finanças e muito mais, você está no lugar certo! Divirta-se e atualize-se com Ciência de Arte.