Alerta para uma falha de segurança em cartões SIM

A lacuna no sistema de criptografia usado em telefones celulares pode permitir que um terceiro assuma o controle total do dispositivo.
Fonte: www.exame.com
Chip e microchip

SIM cards, um sistema amplamente utilizado por telefones móveis em todo o mundo, sofre de uma falha de segurança que pode permitir que um terceiro assuma o controle do telefone. 

"Nós fomos capazes de instalar software remotamente e poder acessar as chamadas, mensagens de texto e representar o usuário ao utilizar o telefone", disse Karsten Nohl, fundador do Laboratório de Pesquisa, após a realização de um teste para destacar a quebra de segurança. 

De acordo com o especialista, este problema é devido ao uso de um velho padrão de criptografia chamado DES, desenvolvido na década de 70 e, apesar de vários upgrades que fizeram as operadoras, ainda há uma série de dispositivos vulneráveis​​, estimada por Nohl a 750 milhões de celulares. 

O especialista acrescentou que entrou em contato tanto com a Associação GSMA, que reúne os principais atores do setor de telefonia móvel, como também com as operadoras para notificar essa falha.   

Alerta-se os usuários que tenham um cartão SIM com mais de três anos de uso que façam uma reposição.

Fonte: www.lanacion.com.ar - 24/06/13. 
Partilhar no Google Plus

Sobre Ciência de Arte

Se você procura arte, ciência, música, humor, dicas, economia, finanças e muito mais, você está no lugar certo! Divirta-se e atualize-se com Ciência de Arte.